O crédito pessoal é a ferramenta de financiamento preferida dos portugueses devido à sua enorme abrangência (pode servir para financiar uma viagem, a compra de um carro, remodelar a casa ou até pagar dívidas, por exemplo) e rapidez da sua concessão, especialmente se o pedido se efetuar de forma 100% digital.

Contudo, há algumas perguntas que se repetem quando o objetivo é pedir um crédito pessoal, como é o caso de “até quanto posso pedir num crédito pessoal?”. Nós temos a resposta, venha connosco descobri-la.

Qual o limite de financiamento num crédito pessoal?

Apesar de existirem algumas diferenças entre as diferentes instituições financeiras a operarem no mercado português de crédito, os montantes de financiamento variam entre um mínimo de 500 euros e um máximo de 75 mil euros sendo que, este valor máximo irá depender do banco e da finalidade do empréstimo.

Para além de não ter registo de incumprimentos no Banco de Portugal e de, preferencialmente, um saldo positivo na sua conta, de modo a calcular o montante de financiamento, o banco vai analisar os seguintes parâmetros:

  • Estar efetivo no seu trabalho;
  • Não estar de baixa, uma vez que só lhe darão crédito quando o caso estiver regularizado;
  • Mostrar garantias, como uma taxa de esforço até 40%/50%, é, a relação entre as prestações financeiras e o seu rendimento. Idealmente, a taxa de esforço não deve ultrapassar os 35%, mas até aos 50% o Banco de Portugal ainda considera a percentagem como saudável.
  • Não ter nenhum incumprimento.

Como pedir um crédito pessoal?

Como referimos, apesar de poder escolher a forma mais tradicional, isto é, dirigir-se a um balcão de um banco, com a chegada do digital ao universo financeiro, pode pedir um crédito pessoal online de forma rápida e sem tanta burocracia, já que tudo é tratado online e de forma autónoma.

O pedido de crédito online é, igualmente, mais rápido do que um “tradicional” pedido de crédito num balcão físico sendo que, na maior parte dos casos, o prazo de resposta à sua solicitação é de entre 24 e 48 horas e, uma vez validado, o montante é depositado na sua conta até dois dias úteis depois.

O primeiro passo a dar tem, como é óbvio, a ver com a procura e escolha de um banco/instituição de crédito online.

Como é habitual na maioria dos casos, quando entra nestas páginas ser-lhe-á oferecido um simulador de crédito pessoal onde vai poder calcular um pedido de financiamento para o montante e prazos que tenciona pedir.

É exatamente isto que acontece, por exemplo, com o UNIBANCO, marca da Instituição Financeira de Crédito UNICRE.

Para além de, rapidamente, ficar a saber qual a mensalidade que ficará obrigado a pagar todos os meses, este simulador de crédito pessoal UNIBANCO dá-lhe também informação sobre a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) e a TAN (Taxa Anual Nominal) que são aplicadas ao valor pedido e qual será o montante total (MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor) em que terá que reembolsar a instituição para o prazo que escolheu.

Depois da simulação, terá que preencher um formulário online onde deve inserir os seus dados pessoais e os documentos solicitados e finalizar o seu pedido de empréstimo. Entre os documentos pedidos contam-se, normalmente, o:

  • Últimos 3 recibos de vencimento
  • Comprovativo de morada
  • Comprovativo de NIB/IBAN

Como referimos, após uma rápida análise e aprovação, o UNIBANCO colocará o dinheiro à sua disposição no prazo de alguns dias úteis.