Depois de todo o trabalho envolvido em montar o seu negócio, contactar fornecedores e promover os seus produtos e serviços, seria uma pena que, na altura do pagamento, os seus clientes se deparassem com métodos de pagamento desadequados ou pouco seguros.

O momento do pagamento é crucial para garantir que a sua loja, seja física ou online, não seja marcada por compras abandonadas, resultando em faturação abaixo do esperado. Mas como escolher a melhor plataforma de pagamento para o seu negócio?

Critérios para escolher a plataforma de pagamento ideal

Para oferecer aos seus clientes métodos de pagamento seguros e adaptados aos seus hábitos de consumo, existem alguns critérios que deve considerar ao escolher a plataforma de pagamento mais adequada.

1. Tipo de negócio

Primeiro, defina como o seu negócio opera: vende através de uma loja física ou online?

Se tiver uma loja física, é recomendável adotar um TPA físico que permita pagamentos com cartão por PIN, contactless, MB WAY e carteiras digitais de forma rápida e simples.

Se o seu negócio é online, a escolha da plataforma depende de como vende. Se através de um site próprio, será necessário integrar um gateway de pagamento compatível com as principais plataformas de e-commerce, garantindo que o processo de pagamento seja fluido e seguro.

Se vender através de marketplaces nas redes sociais, precisará de uma plataforma que permita pagamentos seguros, otimizados para smartphones e tablets.

2. Meios de pagamento a oferecer

Seja no ambiente físico ou online, deve definir quais meios de pagamento irá disponibilizar aos seus clientes. Para tomar a decisão mais assertiva, é essencial saber quais os métodos mais utilizados atualmente.

Pagamentos presenciais

De acordo com o Relatório dos Sistemas de Pagamento do Banco de Portugal, a maioria dos consumidores portugueses prefere transações com cartões de crédito/débito, especialmente com tecnologia contactless. Além disso, uma parte significativa dos consumidores prefere MB WAY e carteiras digitais.

Pagamentos online

No comércio eletrónico, o relatório CTT E-Commerce 2024 indica que, em 2024, MB WAY foi o meio de pagamento mais utilizado por consumidores portugueses, com 47,4% de quota de mercado. Seguem-se Paypal (44,4%), referências Multibanco (34,6%), cartões de crédito (29,8%) e cartões de crédito virtuais (20%).

3. Taxas e comissões

As plataformas de pagamento podem implicar taxas e comissões adicionais, por isso, é importante verificar se existem custos de adesão, mensalidade, receita mínima ou período de fidelização. Prefira métodos que não envolvam custos extras ou comissões elevadas.

4. Segurança

A segurança nas plataformas de pagamento é inegociável. Não estão apenas em jogo os dados pessoais e financeiros dos seus clientes, mas também a reputação do seu negócio.

Certifique-se de que a plataforma escolhida cumpre com as diretivas europeias sobre proteção de dados (RGPD) e que oferece proteção eficaz contra fraudes e burlas.

Um exemplo de plataforma que cumpre todos esses requisitos é a REDUNIQ, que é o único acquirer português com o certificado de segurança internacional PCI-DSS.

Vantagens das plataformas de pagamento integradas

O consumidor português, após a pandemia, apresenta hábitos de compra diferentes, com uma maior aproximação às tecnologias de compras à distância.

Este comportamento tem impacto não só nas compras online, mas também nos pagamentos presenciais, onde os consumidores esperam características similares às do comércio eletrónico.

A solução para esse desafio é adotar plataformas de pagamento integradas que combinam o melhor dos dois mundos, como é o caso dos TPA REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft, ou da solução REDUNIQ@Payments para e-commerce.

As principais vantagens dessas plataformas incluem:

  • Oferta de meios de pagamento alinhados com os hábitos dos clientes (cartões, carteiras digitais, MB WAY);
  • Aumento do ticket médio e das vendas de maior valor;
  • Ausência de mensalidades, receita mínima, período de fidelização e comissões adicionais;
  • Gestão simplificada dos pagamentos e da logística envolvente;
  • Menos atrito no momento do checkout;
  • Aceitação de pagamentos 24/7, de qualquer lugar;
  • Segurança reforçada para pagamentos e dados sensíveis.

Como a escolha da plataforma de pagamento impacta a experiência do cliente

Escolher a plataforma de pagamento certa é crucial para melhorar a experiência do cliente. Ao oferecer meios de pagamento adaptados às preferências dos consumidores, você proporciona uma jornada de compra mais confortável, o que pode resultar em maiores taxas de conversão e em gastos mais elevados por parte dos clientes.

Além disso, métodos de pagamento como as apps Parcela Já com UNICRE ou PIX podem personalizar ainda mais a experiência de pagamento, colocando o cliente no centro do processo.

Ao escolher uma plataforma que combine segurança, rapidez e flexibilidade, garantirá a fidelização dos clientes, que podem concluir as suas compras em poucos segundos, enquanto o seu negócio verá aumento na faturação.

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